A vocação de um veterinário é cuidar da saúde animal

1. A profissão de veterinário só pode ser exercida em nome próprio, particular ou em clínica veterinária. 2. O médico veterinário deve estar ciente da responsabilidade civil no âmbito do exercício profissional, pelo que deverá fazer o seu próprio seguro nesta matéria. O chefe do estabelecimento de saúde animal não permite que outras pessoas desempenhem atividades que apenas um veterinário está autorizado a realizar.

O veterinário deve garantir que sua equipe de apoio seja competente e devidamente treinada. Um veterinário que conduza treinamento prático para alunos de escolas veterinárias secundárias, alunos de faculdades de medicina veterinária e veterinários pode permitir que os participantes do treinamento realizem exames e testes de diagnóstico em animais, tratem animais e realizem procedimentos cirúrgicos somente em sua presença.

1. O veterinário deve ter uma atitude amigável e racional em relação aos animais. 2. No caso de um animal doente, seu sofrimento deve ser limitado e esforços devem ser feitos para restabelecer sua saúde. 3. Em casos justificados, o veterinário pode considerar a possibilidade de occisão humanitária do animal. A escolha do médico veterinário e do estabelecimento de tratamento de animais cabe exclusivamente ao proprietário ou tutor dos animais.

O veterinário não deve impor os seus serviços ao proprietário ou detentor dos animais. O veterinário obriga-se, a pedido do proprietário ou tutor do animal, a prestar informações compreensíveis sobre o âmbito dos serviços prestados, os preços aplicáveis aos serviços e a possibilidade de obter assistência fora do horário de funcionamento do estabelecimento de tratamento de animais. Hospital Pop Vet veterinario neurologia